
Se você quer saber como fazer um processo de recrutamento e seleção eficiente? Está no lugar certo, entenda os motivos de fazer um processo de seleção de pessoas de maneira eficiente para sua empresa.
Porque é importante fazer um processo de recrutamento e seleção?
Diante de tantas pessoas fica difícil identificar de cara a pessoa certa para nossa empresa. Estamos com uma oferta gigantesca de possibilidades, principalmente neste momento de pandemia onde o desemprego tem aumentado. E muitas vezes até por desespero contratamos a pessoa que está mais necessitada e partimos mais para o lado emocional do que racional.
E mesmo nesse momento podemos selecionar tanto quem realmente precisa do trabalho e quem está mais próximo da realidade da empresa. E através de testes de comportamento temos a capacidade de identificar se o candidato está emocionalmente abalado ou não, a ponto de alterar seus resultados e mudar a base do seu perfil. Então, nesta hora, seja mais humano possível e deixe claro a todos os candidatos que a avaliação e escolha do candidato será por questões técnicas aliadas ao melhor controle emocional.
Mesmo com uma entrevista bem feita podemos correr o risco de não acertar. Afinal, estamos falando de pessoas e ninguém tem um diagnóstico ou um QRCode para identificar o perfil correto de cada pessoa. Por isso é de suma importância desenvolver processos para contratação na sua empresa.
Tudo começa com a identificação do perfil ideal, um diagnóstico da cultura da empresa, seus valores, crenças e a partir daí identificar a melhor pessoa que esteja mais próxima da sua realidade. Para auxiliar a esse processo, utilize avaliações de comportamento, diagnósticos de capacidade técnica, entrevistas direcionadas. Acredito que fazendo dessa forma, a possibilidade de contratar certo aumenta muito.
Contratar não é tarefa simples. Ficamos com muitas dúvidas na escolha de uma pessoa para integrar nossa equipe. Na entrevista a maioria disposta, dizendo que vai dar o máximo, que o seu lema é trabalho, que gosta muito de trabalhar e que a empresa não vai se arrepender de contratar ela... Parece até promessa de final de ano... Aí você na maior das boas intenções e acreditando, agora sim, vou ter a pessoa certa. E logo no início você percebe que não era bem assim..
Em qualquer processo de recrutamento e seleção fazemos sempre as mesmas perguntas e encontramos sempre as mesmas respostas. Para diminuir os erros é preciso, além da entrevista, realizar testes de comportamento, dinâmicas, provas de conhecimento, enfim, diversas maneiras para acertar na contratação.