Avaliação

[AVALIAÇÕES COMPORTAMENTAIS]
As empresas precisam há algum tempo serem produtivas. E estão obrigadas a ser eficiente e bem sucedida, para isso ela precisa contar com colaboradores produtivos.

Uma das formas mais efetivas é utilizar as ferramentas de mapeamento comportamental da equipe.

Dessa forma a empresa saberá onde investir para melhorar seus resultados, reter seus principais talentos, acertar nas novas contratações e mensurar a qualidade das ações implementadas na empresa.

Se a sua empresa ainda não realiza essa ação, ou pretende começar a fazer, entenda agora um pouco mais sobre a importância que essa ferramenta pode representar no seu dia a dia. Além disso, te ajudaremos a colocar em prática uma avaliação de comportamento que pode ser aplicada de imediato.

Onde Aplicar?

Existem várias aplicações dentro de uma organização, entre as mais listadas para selecionar, contratar ou promover um colaborador. Além disso, a avaliação de comportamento também pode e deve ser utilizada para melhorar a produtividade, diminuir a rotatividade e o turnover das equipes, revela as falhas da liderança.

Como criar uma avaliação de comportamento fácil?

Para fazer a avaliação de comportamento de produtividade, por exemplo, será preciso levantar algumas questões (que podem ser aplicadas para outros modelos de avaliação):

O que eu quero analisar? Quais os indicadores? Como medir?

É importante você saber o que avaliar, se será a satisfação, ou o desempenho, a liderança, a produtividade, a função, enfim, são diversos indicadores que podem ser variáveis. E é muito importante que sejam as perguntas sejam direcionadas, pois , caso sejam dissertativas, dificilmente você vai encontrar um ponto comum, ou os pontos que necessitam de atenção.  Veja alguns exemplos:

  • Grau de satisfação com a empresa;
  • Se consegue desempenhar tranquilamente as funções
  • Tempo para a execução de tarefas;
  • Dificuldade em realizar uma determinada tarefa;
  • Possibilidade de Falhas no processo;
  • Qualidade e quantidade na execução das tarefas;
  • Grau de produtividade, entre outros.

Sempre é importante manter a conversa aberta, ou seja, ter questões onde o colaborador exponha suas ideias e sentimentos

A avaliação de comportamento pode ser feita por meio de um formulário, de um caderno de perguntas, por caixas de avaliação, checklist, entre outros. Pode ser com respostas objetivas, de 0 a 10, de ruim a ótimo, de insatisfatório a satisfatório, por exemplo, ou subjetivas.

Cuidado com a pessoalidade no retorno das avaliações, deve ser tratado de forma totalmente profissional e com maturidade, se possível que seja fetia por um terceiro, alguém da empresa que não seja subordinado e supervisão diretas. Isso é importante para que não haja exposição de nenhum profissional e não seja levado para o lado pessoal.

De quanto em quanto tempo?

É importante definir uma frequência entre uma avaliação e outra. Não é legal, fazer "uma vez na vida e outra na morte", como diz o ditado popular. O idela ér que sejam feitas pelo menos a cada 3 a 4 meses. Elas devem ser contínuas e fazer parte da rotina e cultura da empresa. Também deve ser levada a sério tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores e líderes responsáveis pela corporação.

Como por em funcionamento, já?

Finalmente, como você percebeu é de extrema importância realizar as avaliações de desempenho na sua empresa, agora que você sabe mais sobre como colocar em prática a avaliação de comportamento, é o momento de colocar para funcionar. Lembre-se que ela possui funções importantes na hora de selecionar, recrutar, contratar e/ou promover um colaborador, ou no dia a dia da empresa.

Lembre-se, é muito importante deixar claro com a equipe a importância da avaliação e os motivos para sua realização. Assim, você vai conseguir mais aceitação, maior engajamento e os resultados serão mais produtivos e mais próximos da realidade.

 


#GdeGente#GostamosdeGent#ValorizandoPessoas#avaliacaocomportamental#avaliacaodedesempenho#gestaodepessoas#mineirosgoias