
Sabe quando o funcionário te pergunta algo e o empresário diz: depois te dou um retorno...Só que na maioria das vez o colaborador fique eternamente esperando ou simplesmente para de te perguntar e faz o que acredita ser certo. Porque isso acontece? Porque o Brasileiro em si não tem o hábito de dar feedback ou dar retorno sobre o que está sendo feito. E quando acontece é para questionar sobre algo errado ou que deixou de fazer. É importante o funcionário saber como está seu desempenho, quando faz algo certo, ou simplesmente dar resposta às suas perguntas. Para fazer basta começar respondendo as perguntas do dia-a-dia, resolvendo as situações e elogiando as pequenas atitudes positivas.
O feedback é importante a qualquer tempo e a qualquer hora. A empresa pode definir datas específicas como 1 vez ao trimestre que seria uma boa alternativa para quem não tem o hábito de fazer. Sabendo disso, o colaborador já fica de antena ligada, porque sabe que alguém está observando suas ações. Existem diversas formas e modelos de aplicar o feedback, uma delas seria por meio de formulários, por sistemas, e a forma mais simples e que dá maior resultado é o olho no olho e, principalmente quando há evidências do que está sendo dito, por exemplo: Osvaldo há 2 dias atrás eu percebi que você atendeu a Dona Maria de forma cordial, falou bom dia, perguntou da família, você se mostrou atencioso com ela. Esse é o modelo mais simples, direto e eficaz, pois ele sabe que está contribuindo com a empresa e está sendo valorizado. Se decidir realizar o feedback comece de forma simples e depois aperfeiçoe do seu jeito, sem muitas complicações.
Além de fazer o feedback é importantíssimo acompanhar as evoluções do colaborador. Da mesma forma que o retorno foi feito ele deve ser relembrado sempre que houver necessidade, por exemplo: "Lembra Marcos, que conversamos sobre a mudança de postura para elevar a sua liderança com a equipe, então hoje você demonstrou com o Maurício que tem aplicado muito bem, sempre que precisar estou a disposição para ajudar também". Dessa forma, você mantém alto os níveis de engajamento e sua equipe poderá ter mais resultados.