engajamento

              Colaborar??? Já é difícil quando delegamos, agora imagine se deixasse somente pela colaboração!!! Aí parava tudo. Geralmente é isso que vem a mente quando falamos de Engajamento que é o ato de colaborador sem ter que ficar mandando o que deve ser feito. Para isso, é preciso uma boa liderança e medidas estratégicas para engajar o colaborador. Essa ligação não é a estabelecida pelo contrato de trabalho. Estamos falando de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego. Esse sentimento desenvolve uma postura mais de cooperação, empenho, otimismo, disposição e de autodesenvolvimento. Com isso sua empresa ganha um profissional mais produtivo e eficiente, ao realizar suas tarefas com mais qualidade.

       Quanto mais entrosada estiver sua equipe, melhores serão os resultados. EQUIPES ENGAJADAS, ENGAJAMENTO, enfim, são palavras que estão no cotidiano nas empresas. Mas o que é esse tal de Engajamento que todo mundo fala? Engajamento é o ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa, busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa, recrutamento de pessoas com propósito de emigração. Então, se eu estivesse no seu lugar eu pensaria urgentemente em fazer um pesquisa de engajamento para avaliar se você tem pessoas colaborando ou não com seu negócio.            

           Estudos da Dale Carnegie, mostram que uma equpe engajada rende 202% a mais. Para chegar a esse resultado não é simplesmente fazer uma ou outra ação pontual para fortalecer o vínculo do profissional com a empresa. Não é fazer um churrasquinho ou dar lanche todo dia. É preciso um trabalho diário e constante de tornar a corporação um local que seja benéfico, saudável e que inspire o profissional.
            Promover o engajamento dos profissionais não é fruto de mágica. Para ter um ambiente estimulante, que busque a cultura do engajamento o primeiro passo é conseguir algum vínculo emocional com a corporação. Ninguém vai se engajar em um empreendimento hostil, que desqualifica o time ou não faz tanta questão dele, não é mesmo? Então depende muito do empresário, do gestor, do gerente, do líder, do caixa, da faxineira, é um dever de todos promover a cultura de engajamento, pois, o princípio fundamental é colaborar de alguma forma. E, por isso, as empresas com equipes engajadas tem resultados superiores a 202% das equipes não engajadas (Pesquisa da Dale Carnegie).

                  O ambiente estimulante envolve muitos fatores, como líderes que sabem incentivar e dar apoio, assim como as boas relações com os colegas de trabalho. É importante também oferecer oportunidades, desafios, autonomia, capacitação e aprendizagem.